sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

'A vida acima de qualquer deficiência'

Navegando no Globo nesta sexta, uma matéria, entre tantas outras, me deixou perplexa e comovida como poucas. A modelo Mariana Bridi, de apenas 20 anos, teve suas duas mãos e pernas amputados e parte de seu estômago retirado por causa de uma infecção generalizada.
Filha de pais humildes, a modelo capixaba foi considerada um dos rostos mais bonitos do mundo e ficou em quarto lugar no concurso "Miss Mundo Brasil". Mas o que mais me impressionou, foi o que ela mostrou ao mundo neste momento tão terrível: uma força de vontade visceral pela vida. Ao saber que haviam amputado seus membros, ainda consciente, ela escolheu 'a vida acima de qualquer deficiência'. Incrível. Fiquei pensando que se isso acontecesse comigo talvez eu não tivesse coragem de encarar e continuar uma vida inteira assim. Deus me perdoe, mas talvez preferisse morrer a uma vida inteira de privações. Tudo bem, existem próteses, mas não é a mesmo coisa.
Paro, reflito mais um pouco. Dá pra entender? Na verdade, se a gente parar pra pensar bem, até que dá sim. Existe tanta gente com saúde perfeita e que vive reclamando de tudo, não tem desejos, sonhos ou vontade de viver. No final das contas, o que importa é a maneira como encaramos nossa breve passagem por aqui. Não sei o que vai acontecer à Mariana e, agora, só nos resta orar e contar com 'Ele'. O que eu sei é que ela escolheu ver o lado positivo da vida. E se a vida fôsse dada a nós por merecimento, eu diria que ela a merece. Viver e ser muito feliz.

Nenhum comentário: